14 de jun. de 2012

O gato siamês



E quem não conhece um gato siamês?
Pois não há esquecer desse elegante felino de olhos azuis.
Dentre os gatos com pedigree, é a raça mais popular.


A raça foi originada no antigo Sião (daí vem o Siamês), atual Tailândia. Lá, foi adotado como Gato Real do Sião, e só podia ser obtido com autorização do Rei, que os cedia de seu palácio. Era adorado tanto por monges budistas como pela alta classe da sociedade.  No final do século XIX, foi levando para a Inglaterra, de onde se dispersou.

É bastante extrovertido e inteligente, mas ao mesmo tempo, dócil e carinhoso. Muito apegado aos donos, adora ser mimado por eles. Em alguns momentos, têm reações imprevisíveis, podendo ser considerado então, um animal temperamental.



Além dos olhos, outra característica marcante desse bichano, é o corpo esguio.


Uma curiosidade, é que ao nascerem, possue a pelagem completamente branca. O pêlo das extremidades vai mudando de cor gradativamente, à medida que eles crescem. À partir do quinto dia de vida, a máscara da face e orelhas começam a ficar pigmentadas, e depois, patas e cauda.




O estrabismo é uma característica  hereditária e comum na raça, o que não atrapalha a sua visão. Há uma lenda que reza que há milênios atrás, os gatos siameses eram venerados como guardiões dos templos. Conta-se que, em tempo de guerra, o povo do Sião teria deixado dois gatos dessa raça guardando o templo de Buda. A fêmea era tão atenta e vigilante que nunca quis tirar os olhos do cálice dourado do templo, envolvendo-o com a cauda, com medo de adormecer e descuidar da tarefa. E a guerra durou tanto tempo, a espera foi tão longa, que os seus gatinhos acabaram por nascer com as características que ela tinha adquirido para assegurar a vigilância: com os olhos estrábicos de tanto fixar o mesmo ponto no espaço, e de cauda entortada, para melhor proteger o objeto sagrado.

Será verdade ou apenas uma lenda?

Beijos, 

   Michelle :)


11 comentários:

  1. Este animal é incrível, apareceu uma em minha , já adulta (não encontrei seu dono), expulsou ou matou meu gato ( é um mistério)é determinada e muito amiga, só não gosta que a peguemos no colo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa eu tenho um gatinho assim , ele so tem 3 meses mais odeia que pega ele no colo, quando pegamos ele começa a miar e querer descer,porque será? queria tanto que ele fosse carinhoso,ele é lindo e siamês puro.

      Excluir
  2. O lindinho desde pequeno dormir em minha pernas e até hoje dormir esse animal é muito carinhoso e muito dependente quem não gosta não gosta de ninguém

    ResponderExcluir
  3. Tenho um gato siames de quase sete anos.ele é o meu xodó e meu companheiro inseparável.

    ResponderExcluir
  4. eu tenho uma gata siames ela apronta todas mais é companheira ela tem 5 meses.

    ResponderExcluir
  5. Minha gata deu cria e eu peguei um filhote dela, ele so tem 3 meses mais odeia que pega ele no colo, quando pegamos ele começa a miar e querer descer,porque será? queria tanto que ele fosse carinhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Letícia!!! Olha só, os filhotinhos são bem ativos, e querem brincar e correr grande parte do tempo! Então, ficar paradinho, só ganhando carinho, só quando ele estiver com sono mesmo! quem sabe quando ele estiver um pouco mais velho o seu desejo de ficar .com ele no colo não se realize?! Beijos, querida!!!

      Excluir
  6. Eu amo os gatos siameses. são tão lindos.

    ResponderExcluir
  7. eu tenho uma gata ela e branquinha de olhos azuis e meio manchada.sera que ele e siames?

    ResponderExcluir
  8. QUERO UM GATO SIAMES POIS EU ESTOU SOFRENDO MUITO PORQUE ROUBARAO O MEU GATO ESTOU SOFRENDO MUITO POIS ELE ERA COMO SE FOSSE UM FILHO PRA MIM NA MINHA CASA TODOS FICARAO DE LUTO POIS ELE ERASUPER CARINHOSO SE POSSIVEL ENTRAR EM CONTATO COMIGO MEU NOME E NATALY
    PODE MIM PROCURAR NO FACE OU NO ZAPP NATALY FAISLON DDD 73 81697988

    ResponderExcluir