25 de abr. de 2012

Tricobenzoar - Bolas de Pêlo


Os felinos são muito cuidadosos com a higiene pessoal. Eles chegam a passar de 2 a 3 horas limpando e arrumando o próprio pêlo. E durante a higiene, também retiram os pêlos mortos da pelagem. Isso acontece porquê os gatos têm muitos filamentos na língua,  o que a deixa muito áspera, parecendo uma lixa. E quando se lambem, os pêlos ficam grudados nestes filamentos. 



Como os bichanos não cospem, os pêlos removidos com as lambidas acabam sendo engolidos, indo parar no estômago. Lá, como não são digeríveis, os pêlos vão ficando acumulados, e formam a chamada BOLA DE PÊLO OU TRICOBENZOAR.

Tricobenzoar em meio ao conteúdo alimentar, eliminado por um Persa

Tricobenzoar de tamanho médio

Depois de formadas, as bolas de pêlo podem ser expelidas naturalmente de duas maneiras: pelo vômito (quem não se lembra do Gato de Botas fazendo isso no filme Shrek?) ou pelas fezes. Normalmente, os tricobenzoares não provocam problemas, há não se que fiquem grandes demais, ocasionando uma obstrução do estômago ou do intestino. Mas isso acontece somente em casos extremos.



A frequência de eliminação dos tricobenzoares varia. Animais de pêlo longo, como Persas, Angorás e Sagrados da Birmânia, tendem a expelir as bolas de pêlo de 1 a 4 vezes por mês. Já nos de pêlo curto, a frequência costuma ser menor. 
Muitas vezes, problemas digestivos em felinos estão associados à formação da bola de pêlo, e para diminuir a frequência de eliminação e evitar problemas, o melhor remédio é a prevenção.



Medidas para evitar a formação de bolas de pêlo:
    1. A escovação regular ajuda a remover os pêlos soltos, principalmente na época da troca da pelagem, quando o problema tende a ser mais frequente;
    2. Rações de boa qualidade ajudam a manter o pêlo em boas condições, evitando assim, a quada excessiva;
    3. Já existem à venda nos pet shops, produtos como sachês, petiscos e rações próprias que facilitam a eliminação das bolas de pêlo, ou em muitos casos, as bolas de pêlo nem chegam a se formar;
    4. As pastas a base de malte, que são fornecidas por via oral, também ajudam bastante na prevenção e eliminação dos tricobenzoares;
    5. Outra dica bem interessante e que ajuda bastante é a graminha para gatos, comercializadas também em pet shops ainda na forma de sementes, que são plantadas em casa e crescem e estão prontas para consumo em apenas 7 dias.
 

Detalhe importante: Caso você tenha lido este post, e percebeu que seu gatinho não elimina bolas de pêlo, não preocupe achando que ele tem algum problema. Alguns gatinhos não as eliminam mesmo. Mas caso tenha alguma dúvida, procure um Médico Veterinário.

                                Beijos, 

                                       Michelle :)

Um comentário:

  1. Michelle muito obrigada vc me ajudou bastante, meu persa vomitou e eu não achei que tinha bola de pêlo.

    ResponderExcluir