2 de abr. de 2012

Castração de Cães e Gatos - parte 2




Já falamos sobre castração aqui no blog outras vezes.

Mas, afinal, o que é CASTRAÇÃO?
A castração de cães e gatos é um procedimento cirúrgico realizado por um Médico Veterinário, afim de promover a esterilização desses animais. Ou seja, eles se tornam incapazes de se reproduzirem. O procedimento é realizado com o animal sob anestesia geral, em um centro cirúrgico devidamente esterilizado e equipado para esta prática. Antes da cirurgia, devem ser realizados vários exames e avaliação física detalhada, o que irá dizer o verdadeiro estado de saúde do animal.
Na técnica cirúrgica empregada, ocorre a remoção total do útero e dos ovários nas fêmeas, e de ambos os testículos nos machos. 
Existem situações onde a castração é indicada para prevenção (castração eletiva) ou para o tratamento (castração terapêutica) de algumas doenças.
Não há limite de idade.
Sabe-se que fêmeas castradas antes do primeiro cio, possuem risco quase nulo de desenvolverem tumores, e em ambos os sexos, quanto mais cedo é feita a castração, mais rápida é a recuperação pós-cirúrgica do animal.
Por se tratar de um procedimento simples, poucos são os cuidados necessários no período pós-cirúrgico. Para que não sintam dor durante a recuperação, os animais recebem medicação anti-inflamatória e analgésica. Os pontos devem ser limpos diariamente e receber antissépticos locais e cicatrizantes, além de serem protegidos por roupa cirúrgica ou utilização de colar (aquele famoso "abajour"), para evitar lambidas ou mordidas. E a  retirada dos mesmos ocorre de 7 a 10 dias após a cirurgia.


Beijos,

Michelle :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário