29 de abr. de 2012

Mural da Fama



Mais uma estrelinha no nosso Mural. Esta mocinha aí se chama Luna, e é a cadelinha de uma das minhas irmãs, a Danielle. Ela é sapeca demais!!! E apronta um bocado com o Dudu, meu sobrinho. Mas os dois são bons amigos. Ela foi adotada de uma ONG quando ainda era filhotinha.

 Continuem mandando fotos para o nosso Mural, pessoal!!!

Beijos e bom final de semana,


     Michelle :)

27 de abr. de 2012

Feiras de Adoção

Pessoal, este post é para VOCÊ, que está procurando um pet para adotar!!!
Irão acontecer várias feiras de adoção neste final de semana em Brasília.
Você pode escolher qualquer uma delas, independente da ONG ou protetor, o que importa é ajudar.
Mesmo quem não está pensando em adotar nenhum bichinho pode passar lá, e aproveitar os produtos do bazar, ou se deliciar com os quitutes vendidos.
Ah! Não se esqueça de levar sua doação.
Elas são sempre bem-vindas!

Divirta-se e faça o bem!!!
Adote!!!
Ajude!!!

     Michelle :)
  • Feira de Adoção Salvando Vidas
     Data: 28/04
      
     Hora: 10:00 às 13:00 hs
      
     Local: Pet do Tio Zé (308 Sul)
                Agrobrasília (205 Norte)




  • Feira de Adoção Abrigo Fauna e Flora
     Data: 28/04

     Hora: 10:30 às 15:00 hs

     Local: Di Petti (108 Sul)




  • Feira de Adoção SHB
     Data: 28/04
      
     Hora: 10:00 às 13:30 hs
      
     Local: Pet Amigo Meu (115 Sul)


* Obs: Caso eu tenha esquecido alguma feira, e você queria compartilhar, é só comentar aqui no blog!!!

25 de abr. de 2012

Tricobenzoar - Bolas de Pêlo


Os felinos são muito cuidadosos com a higiene pessoal. Eles chegam a passar de 2 a 3 horas limpando e arrumando o próprio pêlo. E durante a higiene, também retiram os pêlos mortos da pelagem. Isso acontece porquê os gatos têm muitos filamentos na língua,  o que a deixa muito áspera, parecendo uma lixa. E quando se lambem, os pêlos ficam grudados nestes filamentos. 



Como os bichanos não cospem, os pêlos removidos com as lambidas acabam sendo engolidos, indo parar no estômago. Lá, como não são digeríveis, os pêlos vão ficando acumulados, e formam a chamada BOLA DE PÊLO OU TRICOBENZOAR.

Tricobenzoar em meio ao conteúdo alimentar, eliminado por um Persa

Tricobenzoar de tamanho médio

Depois de formadas, as bolas de pêlo podem ser expelidas naturalmente de duas maneiras: pelo vômito (quem não se lembra do Gato de Botas fazendo isso no filme Shrek?) ou pelas fezes. Normalmente, os tricobenzoares não provocam problemas, há não se que fiquem grandes demais, ocasionando uma obstrução do estômago ou do intestino. Mas isso acontece somente em casos extremos.



A frequência de eliminação dos tricobenzoares varia. Animais de pêlo longo, como Persas, Angorás e Sagrados da Birmânia, tendem a expelir as bolas de pêlo de 1 a 4 vezes por mês. Já nos de pêlo curto, a frequência costuma ser menor. 
Muitas vezes, problemas digestivos em felinos estão associados à formação da bola de pêlo, e para diminuir a frequência de eliminação e evitar problemas, o melhor remédio é a prevenção.



Medidas para evitar a formação de bolas de pêlo:
    1. A escovação regular ajuda a remover os pêlos soltos, principalmente na época da troca da pelagem, quando o problema tende a ser mais frequente;
    2. Rações de boa qualidade ajudam a manter o pêlo em boas condições, evitando assim, a quada excessiva;
    3. Já existem à venda nos pet shops, produtos como sachês, petiscos e rações próprias que facilitam a eliminação das bolas de pêlo, ou em muitos casos, as bolas de pêlo nem chegam a se formar;
    4. As pastas a base de malte, que são fornecidas por via oral, também ajudam bastante na prevenção e eliminação dos tricobenzoares;
    5. Outra dica bem interessante e que ajuda bastante é a graminha para gatos, comercializadas também em pet shops ainda na forma de sementes, que são plantadas em casa e crescem e estão prontas para consumo em apenas 7 dias.
 

Detalhe importante: Caso você tenha lido este post, e percebeu que seu gatinho não elimina bolas de pêlo, não preocupe achando que ele tem algum problema. Alguns gatinhos não as eliminam mesmo. Mas caso tenha alguma dúvida, procure um Médico Veterinário.

                                Beijos, 

                                       Michelle :)

23 de abr. de 2012

O que significa ZOONOSE?




Hoje em dia, o termo ZOONOSE é muito empregado. Não é difícil ouvir esta palavra no rádio ou televisão. Ou ler em jornais e revistas.
Mas... você sabe o que quer dizer?

A palavra ZOONOSE vem do grego zoon, que significa animal, e nosos, que significa doença. Sendo assim, temos como definição de zoonose, doenças que acomentem os animais, mas que também podem ser transmitidas ao homem. Também pode acontecer o inverso, onde o homem é quem transmite a infermidade ao animal. Estas doenças podem ser provocadas por vários microorganismos, tais como  bactérias, vírus, fungos, protozoários e vermes.

Algumas das ZOONOSES mais comuns são:
- Leishmaniose;
- Febre Amarela Silvestre;
- Toxoplasmose;
- Leptospirose;
- Sarna;
- Raiva;
- Dengue;
- Hantavirose;
- Histoplasmose.

Creio que você deve estar pensando em quem seria o profissional da área de saúde responsável pela prevenção destas doenças. Pois bem, este profissional é o Médico Veterinário. Ele é o responsável por medidas de controle e combate às zoonoses. 

E por isso é importante levar o seu pet FREQUENTEMENTE em consultas de rotina, para garantir não só o bem-estar do animal, mas também o seu.

     Beijos, 


          Michelle :)

20 de abr. de 2012

Vidas Secas



Hoje a dica é de um filme bem antigo (de 1963), porém, um clássico do cinema nacional. É o filme Vidas Secas, baseado no livro homônimo de Graciliano Ramos. O filme conta a história da família de retirantes nordestinos, composta por Fabiano, Sinhá Vitória, um filho mais velho, um filho mais novo, e a cadela Baleia. Pressionados pela seca, eles vão atravessar o sertão em busca de meios de sobrevivência.


O grande destaque do filme, fica por conta da cadelinha. Mas não vou contar o momento mais emocionante, você terá que conferir e depois me contar o que achou. Eu tenho certeza que este post vai gerar comentários. Mas lembrem-se: é só um filme!!! No final tudo ficou bem, e a nossa "dog star" foi para a França, no Festival de Cannes, devido à comoção que o filme causou na época.

Baleia, a estrela da obra
Este filme ganhou vários prêmios, e foi o único filme nacional indicado pela British Film Institute como um das 360 obras fundamentais numa cinemateca.

Assista, tire suas próprias conclusões, e depois  me conte o que achou.

 petitegato@gmail.com

Bom final de semana,

     Michelle :)



16 de abr. de 2012

Designer dogs - Cães híbridos


Labradoodle

Há alguns anos atrás, era sinônimo de status ter um cãozinho de raça, com pedigree.
Já nos dias de hoje, a moda é outra: MISTURAR!!!
Pois é, os designer dogs ou também chamados de cães híbridos, resultam do cruzamento de duas raças puras, afim de selecionar características desejadas de ambas a raças. 



 Alguns dos híbridos mais populares:
  • Maltipoo = Maltês + Poodle
  • Labradoodle = Labrador + Poodle
  • Goldendoodle = Golden Retriever + Poodle
  • Puggle = Pug + Poodle
  • Cockapoo = Cocker Spaniel + Poodle
  • Poochon = Poodle + Bichon Frisé
  • Schnoodle = Schnauzer + Poodle
  • Poogle = Poodle + Beagle
  • Porkie = Pug + Yorkshire Terrier


Essa miscigenação virou febre em alguns países como Canadá, Austrália e Inglaterra, e tem sido levada bem à sério. Nos Estados Unidos existe até um Clube dos Cães Híbridos, com mais de 400 raças híbridas, e o valor pago por um híbrido chega a ser muitas vezes bem superior ao valor de um animal puro. 

A cantora Milley Cirus levando seu Maltipoo para passear

Esses bichinhos têm se popularizado bastante, principalmente entre as celebridades. Milley Cirus, Sylvester Stallone, Uma Thurman, Julianne Moore, Tiger Woods são alguns dos famosos que, sem querer, ajudam a difundir os híbridos, pois acabam despertando o interesse do público em geral. A final, quem não quer ter um cãozinho igual ao de um famoso???  Bom, aqui no Brasil, esses híbridos só nascem por acidente.

Beijos, 


Michelle :)

15 de abr. de 2012

Mural da Fama do Petit & Gatô


Oi, pessoal!!!
Tenho recebido algumas fotos lindas por e-mail.
Então pensei: por quê não montar um MURAL DA FAMA???
Assim, todos os peludinhos viram celebridades aqui no blog!!!
Vamos conhecer as primeiras estrelas do mural?

Paty / Proprietária: Elizama Santos, Valparaíso - GO

Esta mocinha tímida se chama Paty, e está fazendo pose para aparecer aqui no blog. Ela foi adotada depois de sofrer maus tratos pelos antigos donos. Mas agora, ela é a princesa da casa, e tem todo o carinho e amor que merece!

Hermione / Proprietária: Tatiana Cristina, Valparaíso - GO

Bom, pela carinha, dá para perceber que ela fez  algo errado. E aparentemente está arrependida do que fez. Mas não se engane, afinal é um labrador. Esta fofura se chama Hermione, e a foto foi tirada após ter espalhado papel higiênico por toda a casa. 

Quer que seu bichinho vire uma estrela do nosso Mural?


Então, envie uma foto para o e-mail: petitegato@gmail.com


As fotos serão postadas aqui aos finais de semana!

Beijos,
     
      Michelle :)

13 de abr. de 2012

Scooby-Doo - O filme




Sexta-feira 13... 
  Então, vamos começar nosso final de semana com uma dica divertida, mas cheia de mistérios: Scooby-Doo - O filme. Inspirado nos desenhos animados produzidos por Hanna-Barbera, o filme mostra a trupe de Fred, Daphne, Velma, Salsicha, e claro, Scooby-Doo, desvendando mistérios e vivendo muitas aventuras. Misturando um elenco de primeira (Freddie Prinze Jr, Sara Michelle Gellar, Linda Cardellini e Matthew Lillard) com animação, vale à pena assistir ao filme e suas continuações. 

Diversão para toda a família!

Beijos,

Michelle :)

12 de abr. de 2012

Atropelamento de cães

     Manhã de domingo de Páscoa. Saí de casa preparada para trabalhar bastante durante o plantão na clínica veterinária em que trabalho. Eu achava que sabia o que iria encontrar na rotina daquele feriado: CÃES INTOXICADOS POR CHOCOLATE. Mas para a minha surpresa, não atendi nenhum cãozinho intoxicado por teobromina! Tudo bem. Um dos cães atendidos havia comido a embalagem vazia de um ovo de Páscoa. Mas este caso não conta. Afinal, nem era o motivo principal da consulta e só descobrimos através de radiografia abdominal.
    Os vilões deste feriado não foram os chocolates, mas sim, os carros. Isso mesmo! O índice de atropelamentos neste feriado me surpreendeu. As causas dos acidentes foram várias, e eu, citei abaixo, algumas situações hipotéticas que ilustram algumas dessas causas.   
  • Passear com o cão sem guia e coleira
Muitos cães  sabem andar ao lado de seus donos durante o passeio, sem utilizar as guias e coleiras. Mas é  muito frequente aquela cena em que há um desvio de rota: o cão baixinho e abusado encara o grandão do outro lado da rua. Neste momento, o baixinho destemido e solto, resolve tirar satisfação e parte para cima do "big dog" - que está preso -, sem se importar com nada ao seu redor ou muito menos com os obstáculos até chegar ao alvo. E de repente, ao atravessar correndo a rua e em questão de segundos, já houve a colisão. Em situações assim, diz-se: "o cachorro atropelou o carro, e não o carro atropelou o cachorro!". Também pode acontecer  a inversão de papéis, e o grandão solto sair em disparada em busca do pequenino e indefeso cãozinho amarrado pela guia.
  • Atitude inesperada do cão
Peludindo sai para passear com o dono, preso pela guia. De repente, um som alto ou até mesmo uma ação de outro cão contra ele, lhe causam um susto. O proprietário, distraído e sem esperar aquela atitude do animal (que sai correndo sem rumo), deixa escapar a coleira. É muito comum a coleira arrebentar com o tranco, deixando o animal desempedido para correr para longe.
  • Descuido do proprietário ao entrar ou sair da residência
O proprietário vai entrar ou sair de casa. Ao ouvir o tilintar das chaves, eis que surge aquele baixinho fujão se aproximando. E no momento em que a porta se abre, o cãozinho resolve incorporar o Neymar e dribla o proprietário, ganhando assim a tão desejada liberdade. Os cães maiores não costumam driblar, eles atropelam mesmo, e dão o famoso "chega-prá-lá" no dono.
  •  Imprudência (e porquê não dizer irresponsabilidade) dos motoristas
Lá vem o vizinho, com seu carro esporte reluzente, som estrondoso e motor potente. Enquanto fala ao celular, ele se esquece da velocidade permitida em áreas residenciais. Nessa hora, atravessa a rua correndo o nosso baixinho destemido citado acima. O risco aumenta ainda mais pelo consumo de bebidas alcoólicas, e da mesma forma como ocorrem acidentes com os animais, poderia acontecer com uma criança que está brincando na rua.
  • Deixar o cão solto e desacompanhado
Manhã ensolarada de feriado, e a movimentação da rua deixa toda a cachorrada da vizinhança agitada, latindo incansavelmente. O dono, querendo dormir até mais tarde e já cansado de gritar "cala a boca, cachorro!", se levanta da cama, descabelado, vai até o portão de casa e diz para o seu mascote obediente: "vai dar uma voltinha". Ele abre o portão, dá o passe livre ao peludo, fecha o portão, e se arrasta novamente até a cama, para desfrutar de mais algum tempinho debaixo das cobertas. E enquanto isso, o cão que conquistou a liberdade, corre sem rumo (afinal, se o proprietário muda de idéia, e o manda voltar?). E de repente, entra em ação aquele vizinho com o carro esporte e veloz.

     As historinhas contadas acima podem até ser engraçadas. Tenho que admitir que para criá-las, tive forte influência da minha casuística no consultório veterinário, e leve cooperação dos meus vizinhos e amigos.
    Os atropelamentos são nocivos não só aos animais, que podem sofrer lesões severas e irreversíveis, ou até mesmo risco de morte. Mas também podem provocar danos aos motoristas e transeuntes. 



Mas, como evitar estes atropelamentos?   
  1. Utilizar sempre guias e coleiras para passear com os cães;
  2. As guias e coleiras devem ser de boa qualidade, e , devem ser devidamente reguladas de acordo com o tamanho e peso do animal, lembrando de verificar os fechos antes dos passeios;
  3. Estar sempre atento às reações do animal, e à aproximação de outros cães ou pessoas;
  4. Cuidado redobrado ao entrar ou sair da residência, ondem podem ser instalados portões de segurança que ajudam a conter os animais fujões;
  5.  Os motoristas devem ser cautelosos ao dirigir próximo a áreas residenciais, respeitando o limite de velocidade dessas vias;
  6. Nunca deixar um cão solto e desacompanhado em vias públicas;
  7. A castração ajuda a prevenir acidentes, pois animais castrados tendem a deixar de fugir, para ir ao encontro de parceiros.
    Beijos,

     Michelle :)

9 de abr. de 2012

Castração de Cães e Gatos - parte 3

Puxa, tem tanta coisa para falar sobre castração!!!
Acho que ainda há assunto para, pelo menos, uns 10 posts!!!
Mas calma, não ficarei o resto do ano escrevendo sobre o mesmo assunto.
Então, vamos resumir aqui (e relembrar)  coisas das quais você precisa saber.





1. A castração não é uma cirurgia cruel ou mutilatória
 Muitas pessoas pensam que a cirurgia de castração provoa sofrimento ao animal. É um procedimento simples e rápido, com o pós-operatório bem tranquilo, principalmente em animais jovens. O procedimento é realizado com o animal sob anestesia geral, e durante a recuperação são administrados medicamentos analgésicos para que não sinta dor.

2. A castração não favorece a obesidade
A castração por si só não determina que o animal se torne obeso, mas pode sim, favorecer o aumento do apetite. Mas se o animal receber alimentação controlada e adequada (existem rações específicas para animais castrados), e manter frequente a realização de exercícios físicos, o peso é mantido. Sabe-se que animais que são castrados antes de 1 ano de idade, apresentam menos sinais de aumento do apetite e menos tendência à obesidade.

3. Animais castrados não perdem a coragem nem disposição para guarda
Animais na idade adulta, diminuem gradativamente a atividade, e não é a castração que irá alterar o caráter do animal, apenas o deixa menos dominate. O animal irá ficar letárgico apenas se houver ganho de peso excessivo. A letargia é advinda da obesidade.

4. Machos castrados não perdem a masculinidade
Machos castrados não se tornam homossexuais. Só não têm mais o instinto de copular para procriação. Muitos deles até continuam a se interessar pelas fêmeas, porém, em menor grau se comparado a um animal não castrado.

5. Machos castrados não demarcam território
Se um macho, sendo ele cão ou gato, for castrado antes de 1 ano de idade, ele não demarcará território. Mas a castração também é indicada para animais adultos, não castrados, e que demarcam território. Algum tempo depois da cirurgia, o problema é reduzido ou eliminado.

6. A castração evita câncer
Fêmeas castradas antes de 1 ano de idade possuem chances muito reduzidas ou quase nulas de desenvolverem câncer de mama. A retirada do útero ainda anula as chances de cadelas apresentarem problemas uterinos. Mesmo em fêmeas adultas, que já pariram ou não, é indicada a castração. Nos machos, a castração precoce irá prevenir futuros tumores testiculares, e problemas prostáticos.

 7.  Fêmeas no cio não podem ser castradas
É contra-indicada a castração de cadelas que estejam no cio, pois neste período há uma intensa dilatação dos vasos sanguíneos que irrigam o útero, o que pode favorecer o risco de hemorragias.

8. A castração reduz riscos de problemas de saúde
Além de diminuir riscos de desenvolverem tumores quando na fase adulta, a castração também evita a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis e de genes de doenças geneticamente transmissíveis ( como por exemplo epilepsia, displasia coxo-femoral, catarata juvenil), em ambos os sexos. Outro benefício é que como as fêmeas não entrarão no cio, não existem restrições em levá-las para passear e viajar.

9. Animais castrados brigam menos
Tanto cães quanto gatos não castrados saem à procura da fêmea no cio, e passam longos períodos fora de casa e perambulando pelas ruas. A agressividades dos machos uns contra os outros, está relacionado à disputa por estas fêmeas, sendo então um comportamento relacionado à atividade sexual. Sendo assim, machos castrados brigam menos entre si, têm neos chances de sofrerem acidentes, serem  maltratados, serem oubados ou ficarem perdidos.

10. A castração favorece o controle populacional de cães e gatos
O número de animais que podem nascer de uma única fêmea ao longo de sua vida reprodutiva é imenso, e com a castração este número é reduzido. O que se torna a principal solução para o problema da superpopulação de cães e gatos abandonados nas ruas e sem donos. Evitando assim, que estes animais sejam sacrificados pela Zoonose.

Espero ter esclarecido todas as dúvidas.
Beijos e boa semana,

Michelle :)

6 de abr. de 2012

Sexta-Feira Santa



      A Sexta-Feira Santa, ou também chamada Sexta-Feira da Paixão, é o dia em que os cristãos lembram a crucificação de Jesus Cristo. E é a sexta-feira que precede a Páscoa. Nesta data, muitos fiéis não comem carne (ou até mesmo fazem jejum), vão à missas e procissões, e fazem ou pagam promessas. Como bons brasileiros, muitos nem se lembram do verdadeiro significado desta data, e só aproveitam este feriado para viajar e descansar do trabalho. 

      Para quem fica em casa, após um bom almoço em família, é uma também uma tradição ligar a tevê, e assistir aos filmes sobre a vida e morte de Jesus que canais abertos costumam apresentar . E o nosso blog também vai se manter tradicional, e indicar aqui um filme lindo: A paixão de Cristo.
      Dirigido por Mel Gibson, o filme tem duração de um pouco mais de 2 horas, e conta as últimas 12 horas de vida de Jesus e sua crucificação. No elenco estão atores de peso como Jim Caviezel e Monica Bellucci. O filme provocou polêmica por todo o mundo devido as cenas fortes (como a sequência em que mostra a crucificação, e que demorou 2 semanas para ser concluida), mas foi indicado ao Oscar em 3 categorias e ganhou prêmios internacionais importantes.
         
 Beijos, 

                           Michelle :)

4 de abr. de 2012

Lá vem a Páscoa




Feriadão chegando, e eu prevendo o futuro: vários cães chegando à clínica apresentando INTOXICAÇÃO POR CHOCOLATE.
É isso mesmo!!! Se você não sabia, vai ficar sabendo agora lendo este post!!!
Afinal, umas das funções deste blog, é levar informação!



      O chocolate é produzido à partir do cacau. E este, por sua vez, é rico em um tipo de metilxantina (grupo de substâncias que têm alto poder de estimulação do sistema nervoso central, encontradas também no chá e no café), a TEOBROMINA.
      Os cães têm deficiência na metabolização e excreção da teobromina, o que causa o acúmulo desta substância no organismo, e consequentemente,  a intoxicação.


      A quantidade de teobromina presente no chocolate varia de acordo com o tipo de chocolate. Ou seja, quanto mais escuro for o chocolate, maior a quantidade de teobromina, e maior o risco de intoxicação para cães. A dose tóxica varia entre 100 a 150 mg/kg de peso, e a dose letal varia de 250 a 500 mg/kg de peso.
      A intoxicação pela teobromina ocorre em maior frequência em cães de raças pequenas e miniaturas, e jovens e filhotes.
  • Chocolate ao leite: 154 mg de teobromina/100 g de chocolate
  • Chocolate de bolo: 528 mg de teobromina/100 g de chocolate
  • Chocolate meio-amargo: 1365 mg de teobromina/100 g de chocolate
      Os sintomas da intoxicação são percebidos de 6 a 12 horas após a ingestão, do chocolate, lembrando que as quantidades tóxicas não precisam ser ingeridas de uma só vez, pois a teobromina pode ficar acumulada por até 6 dias no organismo dos cães. 

São sinais de intoxicação por chocolate:
  • Excitação
  • Nervosismo
  • Vômitos
  • Diarréia
  • Tremores
  • Arritmias
  • Hipertensão
  • Taquicardia 
  • Convulsões
       
       Em casos mais graves, pode ocorrer queda da temperatura, coma e morte.

    A intoxicação por chocolate é uma EMERGÊNCIA MÉDICA, e a avaliação por um Médico Veterinário é essencial, assim como o início do tratamento de forma rápida e agressiva. O tratamento é difícil e tem como objetivo estabilizar as funções vitais do organismo, pois não há um antídoto específico.

      Aos proprietários que chocólatras, e que não resistem à tentação de fornecer esta guloseima aos seus bichinhos, já existem no mercado apresentações que se assemelham muito ao chocolate, mas que não contém teobromina na composição, sendo assim, permitido ao consumo canino. Estes produtos são feitos basicamente com extrato proteico vegetal, gordura vegetal, soro de leite, corantes, aroma de cacau, além de outros componentes não tóxicos aos cães.


   Beijos a todos e boa Páscoa!!!
                   
                Michelle :)

2 de abr. de 2012

Castração de Cães e Gatos - parte 2




Já falamos sobre castração aqui no blog outras vezes.

Mas, afinal, o que é CASTRAÇÃO?
A castração de cães e gatos é um procedimento cirúrgico realizado por um Médico Veterinário, afim de promover a esterilização desses animais. Ou seja, eles se tornam incapazes de se reproduzirem. O procedimento é realizado com o animal sob anestesia geral, em um centro cirúrgico devidamente esterilizado e equipado para esta prática. Antes da cirurgia, devem ser realizados vários exames e avaliação física detalhada, o que irá dizer o verdadeiro estado de saúde do animal.
Na técnica cirúrgica empregada, ocorre a remoção total do útero e dos ovários nas fêmeas, e de ambos os testículos nos machos. 
Existem situações onde a castração é indicada para prevenção (castração eletiva) ou para o tratamento (castração terapêutica) de algumas doenças.
Não há limite de idade.
Sabe-se que fêmeas castradas antes do primeiro cio, possuem risco quase nulo de desenvolverem tumores, e em ambos os sexos, quanto mais cedo é feita a castração, mais rápida é a recuperação pós-cirúrgica do animal.
Por se tratar de um procedimento simples, poucos são os cuidados necessários no período pós-cirúrgico. Para que não sintam dor durante a recuperação, os animais recebem medicação anti-inflamatória e analgésica. Os pontos devem ser limpos diariamente e receber antissépticos locais e cicatrizantes, além de serem protegidos por roupa cirúrgica ou utilização de colar (aquele famoso "abajour"), para evitar lambidas ou mordidas. E a  retirada dos mesmos ocorre de 7 a 10 dias após a cirurgia.


Beijos,

Michelle :)